Nossa História

Pe Eduardo Braga e Silva
Fundador da Obra do Crenáculo

 

"A experiência e o desejo de que nossa vida fosse marcada pelo elemento carismático e fraterno encontram suas raízes no RENASEM, aqui no Brasil; porém, quis a Providência Santíssima, que sob o discernimento espiritual de Dom Alberto Taveira, até então Arcebispo de Palmas, a Fraternidade Sacerdotal do Cenáculo, como é conhecida, fosse fundada em Roma no Ano do Senhor 2004. Lá, a começar especialmente entre os anos 1999 e 2000, muitos seminaristas do Brasil, e alguns da América Latina tiveram um forte chamado à vida fraterna em vista da fidelidade e perseverança para o ministério.


  Ajuda, sinais e confirmações:


Após o pedido formal de Dom Alberto em outubro de 2003, fui aconselhado por ele mesmo a consultar a Congregação para o Clero, o que aconteceu em junho de 2004. A partir de então, realizamos vários encontros sacerdotais entre nós.

Em março de 2005, tivemos a graça de encontrarmos com o Cardeal Ratzinger e partilharmos com ele sobre a embrionária Fraternidade. Suas palavras foram encorajadoras: “Bela iniciativa. É necessário hoje, sobretudo, porque muitos sacerdotes sentem solidão”.



Padre Eduardo Braga e Silva (Padre Dudu)

Fundador

"Por Eles eu Rogo e por Eles eu me Consagro"

Nossa identidade

 Somos uma Associação Privada de fiéis, que no coração da Igreja, através de um amor especial ao Espírito Santo, tivemos um encontro pessoal com Jesus Sacerdote, o que nos faz buscar ofertar nossas vidas pelos ministros de Deus.

Nossa espiritualidade encontra no Cenáculo sua inspiração. Para lá desejamos retornar diariamente. Ali encontramos todos os mistérios permanentes que amamos: O Sacerdócio e a Eucaristia, o Mandamento Novo do Amor e o serviço aos irmãos, Nossa Senhora e o Pentecostes.

Nosso Carisma é, portanto, Sacerdotal e Pneumatológico, visto que fazemos de nossas vidas (cada um em seu próprio estado e vocação) uma oblação pelos sacerdotes, unido com nossa incansável missão de fazer o Espírito Santo mais conhecido, amado e invocado, para que Ele reine nas almas, e vejamos ainda em nosso tempo a tão sonhada renovação da Igreja e da sociedade.

Nossa Missão

 

Como desdobramento da nossa espiritualidade e carisma, nossa missão está voltada para o auxílio e santificação dos sacerdotes e o triunfo do Espírito Santo através do Novo Pentecostes nas almas.

Quanto aos sacerdotes, queremos:

  1. Fomentar e proporcionar a fraternidade sacerdotal entre os presbíteros através de encontros e retiros;
  2. Ajudar os sacerdotes idosos e doentes;
  3. Ajudar os sacerdotes que passam por dificuldades de toda espécie;
  4. Trabalhar (no futuro) pelos sacerdotes que abandonaram o ministério, conforme as orientações da Igreja Universal e local;
  5. Apresentar propostas de pequenas fraternidades sacerdotais para nossas Paróquias;
  6. Ajudar seminaristas e vocacionados à fraternidade e à santidade e
  7. Fazer todo o possível para ajudar os sacerdotes em seus trabalhos e situações, especialmente com nossa oração e oblação.


Quanto ao Espírito Santo, queremos:

  1. Auxiliar os sacerdotes a difundir a devoção ao Espírito Santo e a cultivarem como condição de sua santificação pessoal;
  2. Ajudar o povo de Deus dando fundamentos à devoção ao Espírito Santo;
  3. Promover simpósios de pneumatologia a nível nacional;
  4. Organizar encontros nacionais em nível de devoção e conhecimento;
  5. Obedecendo ao pedido do Beato Paulo VI, construirmos um local de Culto ao Espírito Santo;
  6. Através da Escola de Missão consagrada ao Espírito Santo, formarmos missionários disponíveis para servir a Igreja onde for mais necessário e
  7. Evangelizar com audácia e criatividade através das Capelinhas Missionárias do Espírito Santo.